sábado, 17 de abril de 2010

Dissertação/ Mestrado: As potencialidades do Rpg (Roleplaying Game) na educação escolar (Rafael Carneiro Vasques)

    Este trabalho pretende apresentar uma análise do RPG (Role Playing Game) a partir de sua fecundidade enquanto ferramenta didático-pedagógica. Neste sentido, um de nossos esforços foi o exame de pesquisas brasileiras que abordaramo jogo, para uma melhor compreensão da metodologia aplicada ao estudo deste que é um objeto recente das ciências.
    Por notarmos a existência de uma visão marginalizadora em relação ao RPG, capaz de limitar as iniciativas de utilização do jogo no processo de ensino-aprendizagem, sentimos a necessidade de desmistificá-lo e, assim, analisamos notícias divulgadas na mídia que sugerem a existência de uma conexão entre o RPG, crimes e rituais de magia; bem como materiais de instituições religiosas emque esta associação também é pontuada. Para assimilar esta tensa relação entre o RPG e a religião, lançamos mão do conceito, formulado por Max Weber, de desencantamento do mundo e, com isso, inferimos a filiação do RPG ao pensamento científico, dedução esclarecedora para a compreensão do conflito destecom o pensamento religioso.
    Paralelamente à discussão destas questões preliminares, apontamos no RPGt raços do Romantismo Anti-Capitalista de Michael Löwy e Robert Sayre, o que nospermitiu compreender características deste jogo que possibilitam uma experiência educativa que contradiz a semiformação oferecida pela Indústria Cultural, ao propor uma ação alicerçada na Experiência (Erfahrung) dos participantes, ao contrário das mercadorias típicas da Indústria Cultural, fundadas na Vivência (Erlebnis) dos expectadores.
    Abordamos ainda uma especificidade do objeto que julgamos significativa: apossibilidade dos jogadores de lançarem à história um olhar não-determinista, porser esta apresentada de forma aberta a transformações e construída coletivamente,desnaturalizando o social.
    Por fim, procuramos defender a possibilidade de se instituir um habitus específico no jogador de RPG, que o estimule a desenvolver a prática da leitura e abusca por aquisição de capital cultural.
Palavras-Chave: ROLE PLAYING GAME, JOGO, EDUCAÇÃO, INDÚSTRIA CULTURAL, DESENCANTAMENTO DO MUNDO, ROMANTISMO ANTI-CAPITALISTA.

ABSTRACT
This work seeks to present an analysis of role-playing games (RPGs) from the perspective of their richness as didactical-pedagogical tools. As such, we endeavor to investigate the ongoing research regarding these games, as it is carried out in Brazil, in order to achieve a better understanding of the methodology that has been applied to the study of this brand-new subject of science.
    Since we notice a trend towards marginalization of role-playing games – an outlook that could curtail initiatives regarding the application of RPGs to the teachinglearning process – we consider it necessary to demystify them; therefore, pieces of news disclosed by the media, implying a connection between RPGs, crime and magic rituals, are analysed; materials issued by religious institutions in which that connection is punctuated are scrutinized as well. To grasp this uneasy relationship between role-playing games and religion, we refer to Max Weber’s concept of disenchantment of the world, and by doing so we infer the association of RPGs to scientific thinking – an enlightening conclusion that has enabled us to understand the conflict between scientific and religious thinking.
    Besides discussing these preliminary issues, we identify in role-playing games some features from Michael Löwy and Robert Sayre’s Romantic anti-Capitalism, a perspective that allowed us to understand certain traits of these games, traits that enable an educative experience in contradiction with the semi-formation offered by Cultural Industry, by proposing an action grounded in the partakers’ Experience (Erfahrung), instead of the typical commodities of the Cultural Industry that are based in the viewers’ Lived Experience (Erlebnis).
We also deal with one of the subject’s particulars we consider most significant: that role-players might cast a non-deterministic look upon the history, because the tale presents itself open to transformation, and it is a collective achievement that denaturalizes the social sphere.
Finally, we advocate the possibility of imbuing role-players with a specific habitus, one that spurs them to actively acquire reading practice and cultural capital.
Keywords: ROLE PLAYING GAMES, GAMING, EDUCATION, CULTURAL INDUSTRY, DISENCHANTMENT OF THE WORLD, ANTI-CAPITALIST ROMANTICISM.
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Dissertação na íntegra aqui.

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