quinta-feira, 8 de julho de 2010

Artigo: RPG APLICADO AO ENSINO DE ARTES VISUAIS. (Jayme Fernando Moreira Araújo Júnior)

Este artigo apresenta como o RPG (Role Play Game) pode auxiliar o professor de Artes na construção do conhecimento dos conteúdos curriculares de sua disciplina, visto que o RPG é um jogo que mistura a interpretação de personagens, vivência de situações imaginárias, elementos lúdicos e elementos aleatórios (sendo estes considerados testes feitos com dados). O uso do jogo, realizado por meio da experiência de vivências interpretativas, pode gerar a construção de um novo conhecimento através da experimentação imaginária de diferentes situações. Essa experimentação na qual o aluno vivencia situações na construção do seu conhecimento nos aproxima das pesquisas de Piaget e Vigotsky, que dizem respeito à construção do conhecimento ocorrida através da experimentação do ambiente de jogos pela imaginação do aluno, onde o professor conta uma história e o aluno interage com esta. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa.
Palavras-chave: RPG, Cognição, Construção do Conhecimento.

ABSTRACT
This article presents like RPG (it Rolls Play Game) it can aid the teacher of Arts in the construction of the knowledge of the contents of his discipline, because RPG is a game that mixes the characters' interpretation, existence of imaginary situations, elements ludic and random elements (being these considered tests done with data). THE use of the game, accomplished through the experience of interpretative existences, it can generate the construction of a new knowledge through the imaginary experimentation of different situations. That experimentation in the which the student lives situations in the construction of his/her knowledge approximates us of the researches of Piaget and Vigotsky, that concern the construction of the knowledge happened through the experimentation of the atmosphere of games by the student's imagination, where the teacher tells a history and the student interacts with this. The research was accomplished through a qualitative approach.
KeyWords: RPG, Cognition, Construction of the Knowledge.

Artigo na íntegra aqui.

Fonte: Cedido pelo próprio autor.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Pesquisar

Acessos

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO