domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dissertação/Mestrado: NO LIMITE DA FICÇÃO - COMPARAÇÕES ENTRE LITERATURA E RPG. (FARLEY EDUARDO LAMINES PEREIRA)

A partir da análise dos RPG – Role Playing Games, ou jogos de interpretação de papéis, esta dissertação aborda a negação do status de ficção de um modo de narrar não consagrado pela sociedade. Por modo de narrar, entendemos: a maneira específica de leitura da realidade, e posterior construção de mundo(s), de cada meio produtor de ficção. Comparamos literatura – um meio produtor de ficções consagrado – e RPG, com o objetivo de demonstrar semelhanças entre os respectivos modos de narrar, e diferenças, vitais como elementos de  especificidade de cada modo. Por meio desta comparação, analisamos a posição que cada um dos modos de narrar ocupa na sociedade e como são vistos por ela: a literatura como meio consagrado e o RPG como o ocupante de um entre-lugar. Este entre-lugar é gerado a partir das diversas leituras da sociedade sobre o jogo, as quais o classificam de diversas formas: desde expressão da cultura contemporânea – na qual noções de texto e autor entram em xeque, e o conceito de hipertexto ganha destaque – até brincadeira perigosa e fatal. Utilizamos a teoria de Wolfgang Iser, sobre o fictício e o imaginário, para demonstrar que a negação da ficção – a negação do jogo do como se – leva o RPG a ocupar este entre-lugar. Por meio da teoria de Pierre Bourdieu, tratamos a literatura – e também os RPG – como campos dentro da sociedade. Estes se assemelham a arenas nas quais discursos travam uma luta de imposição. A análise histórica
das diversas lutas que o campo literário sofreu revela que os limites da literatura são difíceis de se estabelecer. Por isso, como convenção determinada historicamente, a literatura (um acontecimento e um fingimento, para Iser) pode sofrer a mesma negação. As lutas de discursos do campo literário mostram a dificuldade em se definir, precisamente, as práticas e os objetos literários. A convivência de forças antagônicas dentro do campo aponta para um futuro incerto da literatura – em termos de definição –, mas frutífero quando tratamos de formas de expressão como o hipertexto, a ficção colaborativa, as fan-fictions e os RPG.

ABSTRACT
Starting from the anylisis of Role Playing Games, this thesis approaches the denial of the fictional status of a non-consecrated story-telling way of our society. We understand “story-telling way” as the specific manner a fictional-production mode reads reality and builds a world, or worlds. We compare literature – a consecrated story-telling way – and RPG, in order to demonstrate similarities between them, and differences, vitals as elements that specify each story-telling way. By this comparison, we analyse the position each way occupies in our society and how they are seen by it: literature as a consecrated way and RPG
as the occupant of an in-between place. This place arises from the many interpretations of the society about the game. These interpretations classify the game from expression of a contemporary culture – in which concepts like author and text are doubtful, and ideas as the hypertext gains emphasis – to fatal and dangerous game. The denial of the fictional status (or the denial of the as if game) will be supported by the theory of Wolfgang Iser, about the fictive and the imaginary. This denial leads RPG to that in-between place. Making use of Pierre Bourdieu’s theory, we see literature – and RPG – as fields in society. These are, in
fact, battle-fields for discourses. The historic anylisis of the many battles, that the literary field has suffered, reveals that the edges of literature are hard to delimit. Because of that, as a convention – historicaly determined – literature (a happening and a make-belive, according to Iser) can suffer that same denial. The battles between discourses show us our difficulty to delimit, precisily, the literary objetcs and practices. The existence of antagonistic forces, in the literary field, points to an uncertain future of literature– when we talk about “definitions” –, but it will be a productive future thanks to new ways of expression, like hypertext, co-
operative fictions, fan-fictions and RPG.
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Dissertação na íntegra aqui.

1 Comentário:

Red Dragon disse...

Resumindo: RPG é legal XD

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