quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dissertação/Mestrado: O RPG e a escola - múltiplas linguagens e competências em jogo. (Luiz Eduardo Ricon de Freitas)

Este  trabalho  registra  e  analisa  criticamente  uma  experiência  de  inserção dos  jogos  de  RPG  (Role  Playing  Game)  como  parte  integrante  do  currículo  de uma  escola  particular  da  zona  sul  do  Rio  de  Janeiro,  com  o  objetivo  de  se trabalhar  a  expressividade  e  a  criatividade  dos  alunos  por  meio  do  uso  de múltiplas  linguagens  e  também  como  meio  de  se  promover  o  desenvolvimento de  variadas competências  dentro  de  sala  de  aula.  Ao  todo,  69 crianças  e jovens dos 9 aos 17 anos, alunos da 5ª série do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio,  participaram  das  oficinas  focalizadas  nesta  pesquisa.  A  metodologia utilizada no trabalho de campo incluiu tanto a observação, apoiada em cadernos de  campo  e  fotografias,  quanto  a  análise  dos  artefatos  produzidos  pelos  alunos durante (e para) as sessões de jogo, sob a forma de descrições dos personagens, histórias,  textos  diversos,  desenhos,  mapas,  maquetes  etc,  além  da  participação na montagem de mostras dos trabalhos, visitadas por pais, professores, familiares e  demais  membros  da  comunidade  escolar.  Ao  lado  do  teatro,  da  música,  da dança,  do  vídeo,  dos  desenhos  animados  e  de  outras  linguagens  e  meios  de expressão  artística  e  cultural,  a  prática  de  jogos  como  o  RPG,  que  reúnem ludicidade e criatividade, pode servir como forma de se aproximar o ambiente da escola do mundo complexo, múltiplo e multi-midiático no qual as crianças e os jovens das grandes cidades se encontram imersos em seu dia-a-dia.
Palavras-chave: RPG; Role Playing Games; Jogos Educativos; Múltiplas Linguagens;
Desenvolvimento de Competências
.

ABSTRACT
This  work  documents  an  experiment  in  which  Role  Playing  Games  were part of the curriculum in a private school in Rio de Janeiro. The game was used as  a  tool  to  promote  expression  and  creativity  among  the  students  and  also  the development  of  several  competencies  inside  the  classroom.  Sixty-nine  children and  adolescents  (ages  9  to  17,  from  the  5th  to  the  10th  grade)  took  part  in  the workshops  studied  here.  The  filedwork  methodology  included  observation, supported by field notes and photos, along with the analysis of artifacts produced by  the  students  during  (and  for)  the  game  sessions,  such  as  character  profiles, stories, assorted texts, drawings, maps, schetches, mock ups and others, and also their engajement in the preparation of a show, visited by parents, teachers, family membres  and  other  members  of  the  school  community.  As  with  theater,  music, dace,  video-production,  animation  and  other  forms  of  artistic  and  cultural expression, games like RPGs, that unite creativity and fun, might serve as a way
to  straighten  the  ties  between  the  school  and  the  complex,  multiple  and  multi-midiatic  world  where  children  and  adolescents    in    major  cities  are  imersed  in day-to-day basis.
Keywords: RPG; Role Playing Games; Educational Games; Multiple Languages;
Competencies.

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